Documento orientador de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus.
Considerando a suspensão das aulas por
tempo indeterminado nas escolas da rede estadual de São Paulo, a Coordenadoria
Pedagógica apresenta sugestões de atividades de conscientização sobre o
coronavírus às escolas, assim como orientações para que os professores
proponham atividades a serem realizadas pelos alunos, em casa, enquanto as
aulas estiverem suspensas.
Aproveitem a semana de 16 a 20 de
março, especialmente os momentos de ATPC e ATPL, para elaborar roteiros de
estudo dos alunos, de forma que estes possam continuar desenvolvendo atividades
pedagógicas, ainda que em casa por tempo indeterminado.
Salientamos também que, neste momento,
é fundamental a sensibilização dos pais e responsáveis para que participem e
promovam as atividades junto aos estudantes.
Sugestões de atividades de
conscientização
Como forma de incentivar a
conscientização dos nossos alunos, e pensando que estes podem ser agentes de
socialização de informações relacionadas ao coronavírus, elaboramos algumas
sugestões de atividades a seguir:
- Mural "Eu posso ajudar"
O Ministério da Saúde recomenda que
aqueles que tenham sintomas leves (febre, tosse, falta de ar etc) fiquem em
casa por 14 dias. Algumas pessoas, que fazem parte do grupo de risco, devem
evitar a circulação e contato social mesmo sem os sintomas. Trata-se de pessoas
com mais de 60 anos, gestantes ou com doenças crônicas, por exemplo.
Peça para que os estudantes pensem nos
desafios que aqueles que ficarem em casa vão enfrentar. Eles terão com quem
conversar ou se sentirão sozinhos?
Então, crie um mural dos estudantes em
que eles indiquem como poderiam ajudar com essas questões. Eles podem, por
exemplo, pensar em telefonar todo dia para seus avós para conversar por um tempo
e não deixá-los se sentindo solitários.
- Experiência "O poder do
sabão"
Pegue dois pratos. Em um deles, coloque
água e orégano. No outro, água e sabão. Peça para que um estudante coloque o
dedo no prato com água e orégano. O dedo dele(a) sairá com alguns grãos. Então,
peça para que o aluno mergulhe este mesmo dedo no prato com sabão. O dedo sairá
limpo. Por fim, indique para que leve de novo este mesmo dedo para o prato com
orégano. O resultado é que o sabão fará todos grãos de orégano se
afastarem.
Discuta como a experiência mostra a
importância de lavar a mão com água e sabão.
- Cartazes de conscientização
Peça para que grupos de estudantes
produzam cartazes com dicas de como enfrentar o Covid-19. Em seguida, espalhem
as produções pela escola e pelo bairro.
- Dicas de leitura e de filmes
Crie um varal com os estudantes. Peça
para cada um pendurar dicas de livros e filmes que gostem. A ideia é que as
sugestões possam ser visitadas pelos colegas para os dias em que forem ficar em
casa.
- A nossa saudação!
Para evitar a transmissão dos vírus
Covid-19, é recomendável evitar cumprimentos com beijos, abraços e
apertos de mão. Peça que a turma crie novas formas de se saudar que permita
sinalizar a animação por encontrar um amigo sem ter que tocá-lo. Vale uma
piscada, um sorriso, um "namastê". Peça para os estudantes compartilharem
com a turma aquilo que desenvolveram.
- Um lembrete a qualquer hora
Os alunos deverão produzir pequenos
cartazes para colarem próximos das pias das suas casas com lembretes criativos
da importância de se lavar a mão. As peças ficam ainda mais bacanas se os
alunos incluírem dicas de como fazer uma boa lavagem das mãos.
- Criação de paródias
A partir de alguma música conhecida dos
alunos, eles podem criar letras a respeito do COVID-19.
- Símbolos do emoji
Os
alunos podem criar símbolos que representam os sintomas do vírus, inspirados
nos emojis.
- Efeito dominó.
Dinâmica para que os alunos possam
compreender o efeito dominó que a gripe tem, no qual um passa para o outro,
assim como quando tocamos em uma peça de dominó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário