sexta-feira, 20 de março de 2020

Documento orientador de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus.


Documento orientador de conscientização sobre a prevenção ao coronavírus.

Prezado(as) professores coordenadores e professores,


Considerando a suspensão das aulas por tempo indeterminado nas escolas da rede estadual de São Paulo, a Coordenadoria Pedagógica apresenta sugestões de atividades de conscientização sobre o coronavírus às escolas, assim como orientações para que os professores proponham atividades a serem realizadas pelos alunos, em casa, enquanto as aulas estiverem suspensas. 

Aproveitem a semana de 16 a 20 de março, especialmente os momentos de ATPC e ATPL, para elaborar roteiros de estudo dos alunos, de forma que estes possam continuar desenvolvendo atividades pedagógicas, ainda que em casa por tempo indeterminado.

Salientamos também que, neste momento, é fundamental a sensibilização dos pais e responsáveis para que participem e promovam as atividades junto aos estudantes.

Sugestões de atividades de conscientização 
           
Como forma de incentivar a conscientização dos nossos alunos, e pensando que estes podem ser agentes de socialização de informações relacionadas ao coronavírus, elaboramos algumas sugestões de atividades a seguir:

  • Mural "Eu posso ajudar"

O Ministério da Saúde recomenda que aqueles que tenham sintomas leves (febre, tosse, falta de ar etc) fiquem em casa por 14 dias. Algumas pessoas, que fazem parte do grupo de risco, devem evitar a circulação e contato social mesmo sem os sintomas. Trata-se de pessoas com mais de 60 anos, gestantes ou com doenças crônicas, por exemplo. 

Peça para que os estudantes pensem nos desafios que aqueles que ficarem em casa vão enfrentar. Eles terão com quem conversar ou se sentirão sozinhos? 

Então, crie um mural dos estudantes em que eles indiquem como poderiam ajudar com essas questões. Eles podem, por exemplo, pensar em telefonar todo dia para seus avós para conversar por um tempo e não deixá-los se sentindo solitários. 

  • Experiência "O poder do sabão"

Pegue dois pratos. Em um deles, coloque água e orégano. No outro, água e sabão. Peça para que um estudante coloque o dedo no prato com água e orégano. O dedo dele(a) sairá com alguns grãos. Então, peça para que o aluno mergulhe este mesmo dedo no prato com sabão. O dedo sairá limpo. Por fim, indique para que leve de novo este mesmo dedo para o prato com orégano. O resultado é que o sabão fará todos grãos de orégano se afastarem. 

Discuta como a experiência mostra a importância de lavar a mão com água e sabão.

  • Cartazes de conscientização

Peça para que grupos de estudantes produzam cartazes com dicas de como enfrentar o Covid-19. Em seguida, espalhem as produções pela escola e pelo bairro.

  • Dicas de leitura e de filmes

Crie um varal com os estudantes. Peça para cada um pendurar dicas de livros e filmes que gostem. A ideia é que as sugestões possam ser visitadas pelos colegas para os dias em que forem ficar em casa.

  • A nossa saudação!

Para evitar a transmissão dos vírus Covid-19, é recomendável  evitar cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão. Peça que a turma crie novas formas de se saudar que permita sinalizar a animação por encontrar um amigo sem ter que tocá-lo. Vale uma piscada, um sorriso, um "namastê". Peça para os estudantes compartilharem com a turma aquilo que desenvolveram.

  • Um lembrete a qualquer hora

Os alunos deverão produzir pequenos cartazes para colarem próximos das pias das suas casas com lembretes criativos da importância de se lavar a mão. As peças ficam ainda mais bacanas se os alunos incluírem dicas de como fazer uma boa lavagem das mãos.
  • Criação de paródias
A partir de alguma música conhecida dos alunos, eles podem criar letras a respeito do COVID-19.

  • Símbolos do emoji

            Os alunos podem criar símbolos que representam os sintomas do vírus, inspirados nos emojis. 

  • Efeito dominó.

Dinâmica para que os alunos possam compreender o efeito dominó que a gripe tem, no qual um passa para o outro, assim como quando tocamos em uma peça de dominó. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas